Pular para o conteúdo principal

7 benefícios de ler histórias infantis para seu filho

As crianças hoje têm pouco tempo de atenção devido à eletrônica e à televisão de ritmo acelerado.  É verdade, elas estão acostumadas a assistir vídeos com imagens em movimento e gostam de jogos de computador em ritmo acelerado, mas também, gostam de ler e ouvir histórias.



Aqui estão sete benefícios de ler histórias de ninar para seus filhos.

Desenvolve a Imaginação
A estimulação visual pela televisão, IPads, IPhones e outros eletrônicos, desenvolvem pouco a imaginação. Quando lemos pra elas ajudamos no desenvolvimento da capacidade de uso da imaginação.

Cria um vínculo afetivo
Para mim, não havia nada mais aconchegante do que ouvir minha mãe ou meu pai lerem quando eu era criança. Como mãe, essa mesma sensação acolhedora e amorosa estava presente quando li para meus filhos.  Eu também descobri que ler para os meus filhos era uma ótima maneira de fazê-los adormecer apenas diminuindo o meu nível de energia e lendo em um tom monótono quando eu podia ver que as pálpebras deles estavam começando a cair.

Incentiva o amor pela leitura
Eu ainda posso ver meu filho com cerca de três anos de idade sentado com um livro de fotos fingindo ler. Às vezes penso que para ele, era como eu estivesse lendo, enfatizando uma certa palavra, rindo dos mesmos lugares que eu ria, suspirando quando uma página que exigia um suspiro aparecia. Comecei a ler para os meus filhos quando eles ainda eram bebês.

Momentos de reflexão
Uma vez que você está aconchegado com seu filho para uma história na hora de dormir, aproveite a leitura para levá-lo à reflexão, concordando ou discordando dos eventos do livro. 

Estabelece um hábito
Quando você termina o dia de seus filhos com histórias para dormir, esse momento especial se tornará um hábito e parte da vida. Lendo para seus filhos, transforma-os em leitores. Quando você faz da leitura um prazer, você nunca terá que encorajar seus filhos a ler, eles apenas farão isso.

É ponto de partida para a escrita
A partir da leitura vem a escrita. Não podemos escrever até que possamos ler. Ao ler para seus filhos, você estará ajudando na alfabetização. Eu recortava e desenhava letras que formavam meu nome, com menos de 4 anos de idade.

Diversão de baixo custo
Crianças amam ouvir as mesmas histórias e se você encontra um bom livro ou uma boa coleção, poderá ler o mesmo livro por alguns anos. 

Essa experiência vale a pena ao longo da vida, até hoje lembro de meus pais lendo histórias pra mim. A gente ia comprar na banca de jornal nos fins de semana e meu pai lia todas comigo.

Adaptação do texto de Pam Young
Leia também...
Quando o pai cuida da casa e dos filhos
Dona de casa, a super mulher moderna?