Pular para o conteúdo principal

10 passos para fazer um inventário dos objetos de casa


A ideia não é só listar o que você tem em cada ambiente, mas  também, realizar uma limpeza profunda de cada objeto. Verificar aos poucos, as condições de cada um, o que precisa ser reposto, completado, consertado ou comprado. O inventário permite ter um controle efetivo de tudo que você tem para que a casa possa se manter organizada e prazerosa.



Para ficar mais claro, o inventário é uma lista geral das coisas que você tem em determinado ambiente e o que falta para completar e funcionar perfeitamente. Essa  lista é focada nas necessidades básicas e separada por ambiente específico, desde profissional, escolar (considerando faculdades, cursos, etc), roupas "de casa" e roupas que você usa para sair, calçados, tênis, todos os itens da cozinha, dos quartos, das salas, banheiros, etc... esses contextos são diversos para cada pessoa.

Quando elaborei a agenda de casa, pensei um pouco nesta proposta de organização, mas com o tempo a gente vai acumulando algumas coisas. É incrível, as coisas também estragam, perdem a validade! Uma casa é muito dinâmica e escrever sobre isso traz luz a essa dinâmica toda.

Como fazer um inventário na prática
1. Depois de limpar cada espaço, verifique cada objeto que você tem e faça uma lista.
2. Faça uma lista de providências que precisa tomar em cada ambiente.
3. Confira e liste o que precisa ser reposto, trocado ou consertado
4. Pesquise a qualidade e preços dos objetos que planeja comprar e anote em sua lista.
5. Faça um planejamento do que comprar primeiro.
6. Estabeleça uma lógica para as compras, já que não vai mudar a casa de uma vez.
7. Uma vez organizada a lista, não faça restrições.
8. Não modifique a sua lista, mesmo que não tenha ideia da solução. Você está elaborado um planejamento de organização da casa.
9. Um inventário é como uma lista de supermercado precisa ser seguida à risca.
10. No fim você acabará economizando, pois evitará comprar coisas desnecessárias ou repetidas.